quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Tipos de demanda, segundo Ronald H. Ballou (1992)

Demanda Permanente.
Muitos produtos têm ciclos de vida muito longos, de forma que parecem que vão ser comercializados para sempre. Tal caso ocorre quando não existem grandes picos ou vales de consumo ao longo de um ano.
Estoque pra demanda permanente são aqueles que requerem ressuprimento continuo ou periódico. O controle de orienta-se para a previsão de demanda para cada item do inventario, a determinação de quando o ressuprimento deve ser efetuado e definir o tamanho do lote de ressupromento.

Demanda Sazonal
Grande numero de produtos tem tal sazonalidade na demanda que não podem ser controladas da mesma forma que produtos com demanda permanente. Podem ser produtos com ciclo anual de demanda ou simplesmente produtos de moda com ciclos de vida muito curtos. A principal característica deste tipo de demanda é ela poder ser considerada por um único pico de pelo controle de estoques.
A administração de do inventario de produtos com elevada sazonalidade esta associado com a previsão acurada do nível de demanda futuro.

Demanda Irregular
Alguns produtos têm comportamento tão irregular que a projeção de suas vendas é muito difícil.
O controle de estoques para estes produtos está amarrado com a previsão precisa de vendas, principalmente quando o comportamento errático esta combinando com tempos de ressuprimento muito longos ou pouco flexíveis.

Demanda em Declínio
Algum dia, a demanda de um item acaba e, então um produto novo vem em seu lugar. O declínio da demanda geralmente é gradual e os estoques excedentes podem ser diminuídos pouco a pouco. Para alguns produtos, entretanto o final ocorre subitamente, mas de modo planejado.

Demanda Derivada
Para alguns produtos, sua demanda é conhecida se a demanda dos produtos acabados puder ser determinada. Por exemplo, a partir da previsão de vendas de automóveis novos pode-se calcular facilmente a necessidade de pneus. A demanda de pneus e dita por derivada.
O estoque necessário para atender uma demanda derivada também é derivado
Quanto e quando comprar ou produzir pode ser determinado com precisão a partir da demanda por produtos acabados. Ela serve como base para efetuar a programação final da produção.

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da matéria.
Esclareceu vários pontos, sendo bem clara e objetiva.
Gostaria de saber se não for pedir muito, se pode me ajudar com algum material sobre controle da demanda, tenho procurado pela ferramenta do Google, mais encontro controle da demanda de energia, ficaria muito grata.
Caso publique novos pots, poderia me avisar? Tenho grande interesse em suas teses e matérias.
Aqui segue meu e-mail:bmmacedo@bol.com.br

Grata,
Bruna Moreira Macedo.

dalla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dalla disse...

Não estou conseguindo encontrar no google a previsão de demanda do tipo explicação,predilição e projeção. Sabe onde encontrar? Obrigada, Renata__abdalla@hotmail.com (me manda a resposta por e-mail??)